Gordura abdominal volumosa aumenta risco de demência
Um abdómen volumoso em pessoas com mais de 40 anos aumenta o risco de demência a partir dos 70, segundo um estudo publicado pela revista “Neurology”. Segundo o estudo, realizado por cientistas da Divisão de Investigação da seguradora de saúde norte-americana Kaiser Permanente, esta é a primeira vez que se prova uma relação directa entre o aumento da cintura e o risco de demência. Para chegarem a esta conclusão, os investigadores estudaram 6.583 pessoas entre os 40 e os 45 anos a quem mediram a densidade abdominal. Trinta e seis anos depois do início do estudo, 16% dos participantes desenvolveu demência. O estudo concluiu que entre os obesos, os que tinham barriga demasiado grande corriam 80% mais riscos de contrair demência do que os que tinham peso e abdómen normais. Esse risco aumenta 230% nas pessoas com excesso de peso e barriga grande e 360% nos obesos com barriga grande.
que a situação só por si deve ser uma dor de cabeça, lá isso deve mas que chegava a tal ponto desconhecia totalmente..! Muito interessante mesmo ! parabéns!
Somos três arrozes e uma batata, alunos do primeiro ano da FCNAUP. Neste blog, poderá encontrar informação sobre nutrição.
Qualquer informação poderá ter validade científica de carácter duvidoso... Em caso de necessidade deve procurar um nutricionista, ou então adiar durante quatro anos...
- Há cerca de 40 anos, uma criança de 10 anos de idade pesava em média quase 5 kg menos do que actualmente
-Para "gastar" 1.189 calorias, você precisa andar de bicicleta 48 Km e 398 metros .
- Já lhe passou pela cabeça estar viciado em pizza ou em bolo de chocolate? Talvez não esteja longe da realidade. Tudo porque, diz um grupo de cientistas norte-americano, estes produtos viciam de facto.
- Se a vontade de comer doce aparecer prefira gelatina diet, barra de cereal, frutas cozidas com adoçante e canela ou frutas secas. Com moderação!
-A barriga avantajada dos bebedores de cerveja faz crer que esta bebida engorda. A ciência não confirma o mito. O problema é outro. Um copo de cerveja tem 70 calorias, a mesma coisa que um bife saudável. Ninguém come 10 bifes de uma assentada, mas engole 10 copos de cerveja, conversando com os amigos no bar.
- O AZEITE DE OLIVA auxilia na redução do LDL. A sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
- O Grão-de-bico é uma leguminosa rica em triptofano um aminoácido essencial para a produção da seretonina(substância que traz sensações como felicidade e bem-estar).Mas deve ser consumida sem a casca ,pois existe uma substância presente que dificulta a absorção de nutrientes.
- A canela ajuda a reduzir os níveis de açucar no sangue, equilibrando também os níveis de colesterol e de trigliceridos.
- Uma dieta rica em cálcio aumenta a lipólise e inibe a lipogénese, o que, em termos práticos, se traduz por uma perda de peso. A falta de cálcio no organismo promove a adiposidade e aumenta as probabilidades de se ser obeso.
- Uma dieta rica em feijão, frutas secas e cereais pode prevenir o surgimento de cancro. Estes alimentos contêm um potente composto anti-cancro que bloqueia uma enzima envolvida no crescimento de tumores.
- O estudo, publicado no Journal of Human Nutrition, constatou que, em 12 semanas, 91% dos homens que fizeram dieta perderam 5% de seu peso e que apenas 53% das mulheres conseguiram perder esse percentual de peso no mesmo período.Os dados mostraram também que, depois de 12 semanas, a perda média de peso entre as mulheres foi de 6,8 kg, e entre os homens, 10,6 kg.
- Na Suécia, as mulheres obesas estão cerca de 2 vezes mais de“baixa” no emprego, comparativamente a mulheres sem excesso de peso.
Qual sua maior dificuldade no processo de redução de peso?
Qual destes grupos alimentares são mais importantes para o consumidor?
Um comentário:
que a situação só por si deve ser uma dor de cabeça, lá isso deve mas que chegava a tal ponto desconhecia totalmente..!
Muito interessante mesmo ! parabéns!
Postar um comentário