segunda-feira, 28 de abril de 2008

5 Dicas para amadurecer feliz

1 -Pratique exercícios físicos moderados. Musculação sob supervisão profissional ou pilates são perfeitos para aumentar e manter a massa óssea. Actividades de alongamento, por sua vez, ajudam a reforçar as articulações do corpo e reduzem a incidência de artrite. Mexer o corpo também libera endorfinas, hormónimo do bom humor, além de relaxar e melhorar o desempenho cardiovascular.




2 -Garanta sono reparador. Medidas simples podem contribuir para uma boa noite de sono, fundamental para quem busca qualidade de vida. Antes de dormir, atente para detalhes como iluminação, ruídos, conforto, posição, horário e alimentação anterior.



3 -Desenvolva actividades intelectuais, culturais e criativas, que estabeleçam novas relações sociais e que permitam o redescobrimento da alegria de viver. Se croché e dominó não estimulam o bem-estar, expresse-se por meio do teatro, canto coral, culinária, literatura, artesanato, artes plásticas, trabalho de voluntariado, dança… opções não faltam!



4 -Existem técnicas de manipulação da coluna vertebral ideais para afastar ou amenizar dores na região. A osteopatia e quiropraxia, por exemplo, são utilizadas para corrigir desvios na coluna em geral. São indicadas tanto para tratamento de artrose quanto desvios posturais.



5 -Não deixe que o sexo se torne tabu na terceira idade. Quem diz que pessoas maduras não têm estímulos sexuais está a desenvolver um mito. O que ocorre, na verdade, é uma mudança na fisiologia sexual. A função eréctil, a ejaculação e até mesmo o desejo – tanto do homem quanto da mulher – diminuem mas o sexo pode e deve fazer parte do quotidiano.

Nenhum comentário: