domingo, 20 de abril de 2008

Poupe as Vitaminas


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve consumir entre 300 e 500 gramas de fruta e legumes por dia.

Na época das refeições rápidas, prontas a comer e, muitas vezes ricas em gordura, é preciso algum esforço para manter uma alimentação saudável, equilibrada e variada. Nesta, os legumes assumem um lugar de destaque devido ao seu teor de vitaminas e minerais. Os métodos de conservação, preparação e o tempo que decorre entre a colheita e o consumo dos alimentos influenciam de forma significativa a quantidade destas substâncias.
Neste contexto, são sugeridos alguns conselhos que podem ajudar a proteger as vitaminas:

-Quando comprar legumes e fruta fresca, prefira os que têm um aspecto mais vivo e firme. Guarde os legumes no frigorífico.
- Lave os legumes e a fruta em água corrente, debaixo da torneira. As perdas são menores do que se os deixarmos de "molho".
- Parte das vitaminas e minerais encontra-se na casca da maioria dos frutos e legumes.

- Se congelados logo após a colheita e não houver descongelações acidentais, os legumes conservam as suas propriedades.Por isso, podem ser uma alternativa aos legumes frescos.

- Caso o prato que pretende preparar leve legumes, é melhor cozinhá-los com os demais ingredientes do que à parte.
- Se juntar sal de início à água de cozedura, os legumes perdem menos líquidos e, por isso, menos nutrientes.
- Se aquecermos uma refeição, uma parte das vitaminas que restam são destruídas, mas o que é particularmente novivo é guardar os alimentos nos recipientes para mantê-los quentes.

Nenhum comentário: