segunda-feira, 28 de abril de 2008

Alimentos Integrais - O que trazem de benefícios à saúde?


O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado devido às vantagens nutricionais que apresentam em relação aos produtos refinados. Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável, pois possibilita melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refino não é aplicado.
A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida.
Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.
Sendo assim, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação.Os cereais são os principais representantes dos alimentos integrais.

Nenhum comentário: