domingo, 27 de abril de 2008

A Nutrição Desportiva

A Nutrição Esportiva representa um dos campos emergentes das ciências da Nutrição. O interesse pela Nutrição desportiva, está focado basicamente em dois grupos de pessoas: por um lado os atletas de elite, e por outro, praticantes de actividade física, das quais podem apresentar estados fisiológicos, cargas de treinamento e necessidades nutricionais diferentes.
Uma dieta adequada ajuda a optimizar o rendimento desportivo dos atletas que visam bons resultados a nível de competição. Nos níveis mais altos de competição desportiva, a intervenção nutricional pode ser a diferença entre ganhar e perder. É cada vez mais claro que o desempenho durante o treino e competição são afectados quando a dieta não é equilibrada. Portanto, a dieta deve ser adequada à modalidade desportiva e às características de cada individuo, respeitando o seu posicionamento na equipe, a eficiência de seus movimentos, as exigências dos treinos, a programação de viagens.
Já para o publico praticante de atividade física não competitiva, bons hábitos alimentares juntamente com a pratica de actividade física melhoraram a saúde e o bem estar das pessoas, evitam a obesidade, os riscos de doenças coronárias, alguns tipos de câncer e osteoporose, além de contribuir para a promoção da saúde mental das pessoas. Portanto, o reconhecimento da nutrição aplicada a prática da actividade física e ao desporto de competição, deram inicio a novos conhecimentos e temas para a realização de investigações bem como para a actuação dos Nutricionistas.

2 comentários:

AnaDaniela disse...

A nutrição costuma ser associada aos extremamente gordos ou magros, mas a verdade é que todos beneficiamos de uma boa alimentação e os praticantes desportivos de uma forma especial, pois possuem necessidades de aporte energético especiais! Bem focado, parabéns!!

Andreia Susete disse...

sem duvida que uma dieta adequada ajuda a optimizar o rendimento desportivo dos atletas que visam bons resultados a nível de competição :)