segunda-feira, 28 de abril de 2008

Chá verde e a prevenção de doenças


Durante séculos o chá verde chinês tem sido considerado, no Extremo Oriente, como uma bebida saudável, e a bebida não alcoólica mais consumida no mundo, depois da água. Tem havido muitas pretensões, frequentemente exageradas, quanto aos benefícios do chá verde para a saúde. Estudos recentes produziram resultados que afastaram muitos mitos, mas também confirmaram alguns benefícios importantes para a saúde, em relação ao consumo regular do chá verde.
Hoje é considerado um alimento funcional que consumido na alimentação quotidiana pode trazer benefícios fisiológicos e específicos, graças aos seus componentes.
Existem 3 tipos principais de chá: o preto (indiano), o verde (japonês e chinês) e o preto chinês (oolong), mas a maioria dos estudos experimentais demonstram efeitos anti-mutagênicos e anti-carcinogênicos do chá preparado na forma verde ou de frações polifenólicas isoladas de chá verde.
Os compostos polifenólicos anti-oxidantes, como as catequinas e flavóides responsáveis por controlar e prevenir certas doenças, são abundantemente presentes em ambos os chás, a diferença está no processamento. As folhas do chá preto são fermentadas. Assim, grande parte de seus princípios activos, benéficos para a saúde, é alterada ou destruída. Isso não acontece com o chá verde. As folhas são expostas ao vapor da água e colhidas logo depois. Em seguida, secam naturalmente. A técnica impede a fermentação, protegendo os seus compostos fenólicos.

O USO DO CHÁ VERDE “GREEN-TEA” NO CONTROLE E PREVENÇÃO DO CANCRO

Os efeitos positivos do consumo do chá verde foram inicialmente descobertos, quando os estudos epidemiológicos revelaram uma forte ligação à redução do risco de cancro em geral e do cancro do estômago, em particular.Estudos posteriores indicaram que as catequinas são compostos mais activos existentes no chá verde, na inibição da carcinogênese e do desenvolvimento do tumor.
O consumo de chá tem mostrado uma prática protectora contra agentes químicos indutores de carcinoma no estômago, pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon. Vários derivados de epicatequina presentes nos chás verdes tem mostrado actividade em reduzir e impedir a formação de tumores cancerígenos. O mais activo deles é a epicatequina-3-galato (EGCG). Embora os mecanismos dos efeitos quimopreventivos do chá não estejam completamente esclarecidos, várias teorias tem sido propostas. Estas propriedades dos polifenóis dos chás, exibem um efeito quimopreventivo contra agentes de iniciação, promoção e progressão no desenvolvimento dos cancros.
As catequinas e outros bioflavóides exibem actividade anti-oxidante semelhante à da vitamina C e da vitamina E, que também demonstram reduzir o risco de certos tipos de câncer, quando administradas como suplementos, ou quando constituem naturalmente uma parte importante da alimentação. Pensa-se que a formação de radicais livres altamente reactivos, que é eliminada pelos anti-oxidantes, tem um papel importante nos danos do DNA, que poderão conduzir ao desenvolvimento do cancro.

Um comentário:

Catarina Silva & Diana Mota disse...

É bom confirmar estes conhecimentos, especialmente porque aprecio bastante chá verde. Contudo, podiam ter seleccionado melhor a informação para o trabalho não ficar tão longo e aproveitar para dedicar um parágrafo às desvantagens do consumo excessivo do chá verde. Continuem com o bom trabalho!