quinta-feira, 1 de maio de 2008

Refrigerantes na BBC

Toda a gente numa sociedade dita desenvolvida, já bebeu uma bebida gaseificada, desde coca-cola, 7up, águas das pedras...etc. e tal. Dos 2 anos aos 102 anos, há quem as beba diariamente e as venere sendo quase como um membro da família. O seu sabor, cheiro e até mesmo aspecto levam-nos a adora-las. Desde os grandes cartazes publicitários dos anos 20 em que Coca-Cola era símbolo de estilo jovem e radical, hoje apesar de continuar segundo a revista "Forbes" a ser a marca mais influente no mundo, o seu reino de hegemonia continua em alta.

Porém, hoje quem as consome poderá muito brevemente deixar de ser radical, pois habilita-se a partir um ossinho ao pontapear a bola. Desde descalcificação óssea, contaminação sanguínea ou até mesmo erosão de alguns órgãos todas estas bebidas gaseificadas ajudam-te a seres velho mais depressa...

Todas as situações que se seguem foram publicadas pela cadeia de televisão britânica BBC, nos últimos 2 anos:


“Mulheres que bebem regularmente refrigerantes à base da planta cola, como a Coca-Cola e a Pepsi-Cola, podem estar a aumentar o risco de ter osteoporose, segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa envolveu 2,5 mil pessoas, homens e mulheres, revelando que apenas este tipo de refrigerante está ligado à baixa densidade mineral dos ossos em mulheres, independentemente da idade ou de quanto cálcio elas ingerem diariamente”.


“Uma pesquisa indica que o aumento do consumo de refrigerantes e outras bebidas gasosas pode ter relação com casos de cancro de garganta. Uma equipa de médicos do Hospital Memorial Tata, na Índia, descobriu que o consumo deste tipo de bebidas cresceu 5 vezes nos Estados Unidos nos últimos 50 anos. Eles ligaram isso ao facto de que os casos de cancro de garganta cresceram 6 vezes entre os homens brancos, maior público de bebidas gasosas. A pesquisa foi apresentada numa conferência sobre doenças digestivas em Nova Orleans, nos EUA”.


“Outros estudos... comprovam que bebidas gasosas fazem o estômago se distender, aumentando a probabilidade de que o seu conteúdo volte para o esófago. Como os conteúdos do estômago em geral são muito ácidos, eles irrigam o estômago – um fenómeno que médicos acreditam ser um dos causadores do cancro. “Refluxo de ácidos gástricos do estômago para o esófago é uma origem suspeita do cancro. Pessoas obesas têm mais refluxo e um risco maior de cancro”, diz o Director do Centro Britânico de Pesquisa em Cancro”.


“O estudo liderado por Katherine Tucker, da Universidade Tucks, de Boston, usou informações sobre a dieta das pessoas e a densidade óssea delas na coluna e em três locais dos quadris, as áreas mais afectadas pela doença. Os homens estudados bebiam uma média de cinco refrigerantes à base de cola por semana, enquanto as mulheres tomavam quatro”.


"Um ingrediente dos refrigerantes cola, o ácido fosfórico, pode ser o responsável pela ligação com a osteoporose, mas este vínculo ainda não foi completamente estudado. Um porta-voz da Sociedade Nacional de Osteoporose da Grã-Bretanha disse que já havia informações sobre o impacto do ácido fosfórico na saúde dos ossos, mas, segundo ele, "o interessante sobre esse estudo é que as mulheres estudadas tinham uma boa ingestão de cálcio e ainda assim tinham a densidade óssea afectada pelo fato de beberem apenas quatro latas de refrigerantes cola por semana, o que não é muito".

Imperdível será dizer que a própria marca Coca-Cola, apresenta publicamente no seu web-site um documento de carácter institucional como discorda e vai contra qualquer tipo de afirmação que comente o possível malefício do seu produto no organismo humano quando digerido frequentemente: http://www.cocacolaportugal.com/cci_template2.aspx?areaId=109


Será que isto vai ter um fim feliz? Será? Será do Guaráná? Não sei!

3 comentários:

Ângela Carvalho e Hélia Barros disse...

A maioria das pessoas gosta de bebidas gaseificadas...o problema está em consumi-las frequentemente! Muitas pessoas substituem a tão imprescindível água por estas bebidas, na maioria das refeições, o que se revela muito prejudicial! Mais uma vez penso que deve reinar a moderação e acho que a educação das crianças a este nível é muito importante, pois é quando somos pequenos que mais facilmente se educam os hábitos alimentares!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Achei um máximo os depoimentos da Coca-cola no vosso link, não sei se heide rir ou chorar. Mesmo sabendo a verdade, negam tudo com um descaramento enorme. Bom Trabalho.