sexta-feira, 21 de março de 2008

Os dez alimentos mais saudáveis...


Quais os alimentos mais importantes no estabelecer de uma alimentação saudável? Porquê a sua importância? Estarei eu correcto em relação á minha alimentação? Saiba a seguir quais os 10 alimentos mais importantes, segundo a análise de vários nutricionistas...


Maçãs: Boa fonte de pectina, uma fibra que reduz o colesterol e os níveis de glucose, e de vitamina C, um antioxidante fundamental que ajuda o organismo a absorver o ferro e o folato.
Amêndoas: Muita fibra, riboflavina, magnésio, ferro, cálcio e vitamina E. Com um alto teor de gordura, mas da monosaturada, a que protege o coração e faz diminuir os níveis de mau colesterol (LDL).

Brócolos: Contêm cálcio, potássio, folato, fibra e fitonutrientes, compostos que podem ajudar a prevenir a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Ricos também em vitamina C e fonte do antioxidante beta-caroteno.

Amoras: Fontes de fibra pouco calóricas. ajudam a manter a capacidade de memória e reduzir o dano celular ligado ao envelhecimento. Contêm antioxidantes e fitonutrientes.

Feijão encarnado: Pobre em gordura e óptima fonte de antioxidantes, proteína, fibra dietética, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e tiamina.

Salmão: É já muito conhecido o seu alto teor em ácidos gordos ómega 3, que são benéficos para o coração. É pobre em gordura saturada e colesterol e é uma boa fonte de proteína. Prefira salmão selvagem, é menos provável que contenha químicos tóxicos, como o mercúrio.

Espinafre: Rico em vitamina A, cálcio, folato, ferro, magnésio, riboflavina e vitaminas B6 e C. Possui compostos que fortalecem o sistema imunitário e ajudam a prevenir certos tipos de cancro.

Batata doce: Rica em beta-caroteno e vitamina C, também contém fibra, vitamina B6 e potássio. Não têm gordura e é relativamente pouco calórica.

Sumo de vegetais: Forma muito simples de introduzir o consumo de vegetais na sua dieta: contêm as mesmas vitaminas, minerais e os nutrientes dos alimentos originais. O sumo de tomate, por exemplo, é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco da ocorrência de ataques cardíacos e de alguns cancros. Prefira variedades com pouco sódio.

Gérmen de trigo: Uma fonte concentrada de nutrientes: duas colheres de chá fornecem uma dose considerável de tiamina, folato, magnésio, fósforo, ferro e zinco. Pode ser utilizado como topping de cereais de pequeno-almoço, iogurte e saladas, ou como ingrediente em bolos, bolachas ou panquecas (se não abusar destes alimentos).

domingo, 9 de março de 2008

Os poderes da televisão

Por um lado



Por outro

Maluqueiras do séc XXI

Hoje em dia, a obesidade é um dos temas mais explorados pelos nutricionistas de todo o mundo. Este flagelo do séc. XXI invade todas as sociedades do mundo e associa-se a maus hábitos alimentares e à falta de actividade física por parte de tanto crianças como adultos. As novas tecnologias captam os indivíduos para o interior de um mundo baseado na internet, televisão, computadores, consolas, melhores electrodomésticos ou mobiliários supérfluos que contribuem para a acumulação de gorduras em locais indesejáveis. Contudo, vê-se agora um novo tipo de instrumentos adaptados a este estereótipo de pessoas. Surgem consolas interactivas que permitem movimentos inovadores que não incluem apenas o movimento de polegares, surgem novas máquinas de exercício práticas que se usam em casa no conforto de uma sala atafulhada com sistemas surround ou televisões LCD de 37 polegadas entre outros.


A procura destes equipamentos intensifica-se logo, é necessário ter um certo cuidado com aquilo que se compra e não confiar apenas em anúncios cativantes da televisão. Procure o apoio de alguns especialistas que lhe permita comprar objectos com qualidade e que tenham eficácia garantida.

segunda-feira, 3 de março de 2008

"Kobe", o bife dos 900 Euros

O bife com batatas fritas sempre foi um culto em qualquer civilização que se preze, porém em Nova Iorque, nos EUA, este culto pode hoje custar 900 euros o prato.

Chama-se Waygu, vulgarmente conhecido como "bife de Kobe". Originário do Japão, e comercializado na América após a autorização de importações nipónicas em 2005, este bife tornou-se a nova iguaria da alta cozinha mundial. Em restaurantes como o "Nello" em Madison Avenue oscila os preços entre 600 e 900 euros o prato com este bife, estes avultados valores explicam os chefs deve-se ao sabor único, visto ser uma peça com uma distribuição uniforme de gordura pela carne o que a torna incrivelmente tenra, macia e intensa.




Desde celebridades aos Golden Boys da bolsa de valores todos não olham aos custos (para quê?) repetindo quase semanalmente estes pratos... Restaurantes abrem em Times Square com nomes com "KobeClub", os pratos não apresentam mais de 400 gr deste bife mas os preços não param de aumentar com a procura. Uma curiosidade é o facto de o hámburger mais caro do mundo, que custa 80 dólares, possuir no seu interior Waygu.

Apelidado no Japão de "ouro vermelho", a sua venda disparou, e outros países como o Brasil e os EUA passaram a produzir esta raça bovina em grande escala.



O Rolls-Royce das Carnes...


Uma iguaria única. Um Kilo da mais tenra carne bovina pode custar mais de 1000 dólares. Tal factor provêm da mais raça pura de carnes Waygu cruzados entre si por uma linhagem bem definida, os animais da raça wagyu têm aparência mais atarracada e a superfície do corpo possui uma pelagem mais densa do que a dos bois criados no Ocidente, acumulando o dobro da massa gorda dessas raças.
O waygu foi um acidente da natureza. A sua gordura espessa, penetra com a idade na carne, homogeneizando tornando a carne divinal. Para aperfeiçoar esta carne os criadores japoneses têm o maior dos cuidados em manter estes animais imóveis, fazendo-lhes massagens diariamente, colocando música clássica para diminuir o stress, e alimentando-os com cereais, cerveja e saquê, ou seja, simplesmente surreal.